domingo, 29 de julho de 2012

Monitores Ecológicos cuidando da horta

Nossos monitores cuidam da horta da escola com muito carinho. Retiram os excessos de folhas dos canteiros, regam quando não chove, colocam mais terra, enfim, fazem tudo o que é necessário para que a nossa horta fique cada dia mais linda.





Monitores preparando a terra

Sextas-feiras à tarde os monitores da escola se reúnem para realizar atividades relacionadas ao meio ambiente. Neste dia, colocaram as mãos na terra para prepará-la para os amiguinhos das turmas de M3 B e C plantarem rabanetes posteriormente.






quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mãos e pés na terra!

Os amiguinhos do M2 colocaram as mãos e pés na terra para ajudarem no plantio de flores e verduras, para o embelezamento dos canteiros e horta da escola






Horta da Amiguinho

Nossa horta está cada dia mais bonita, cuidada com muito amor e carinho pelos amiguinhos de nossa escola.

Nossos canteiros de couve e temperinhos, sendo cuidados pelos amiguinhos do maternal 3 A.


Reutilização de materiais

Vivemos em uma sociedade de consumo e estamos cercados de materiais reutilizáveis e recicláveis, que geralmente não descartados após a utilização de seus conteúdos ou quando estragam.
Ao invés de utilizar materiais novos e caros em nossos trabalhinhos, que tal reutilizar materiais que seriam descartados?

Reutilização de CD's arranhados na confecção de coelhos
 (podem ser feitos ursinhos, cachorrinhos, sapos, gatinhos...)
Após a hora do conto de A Cigarra e a Formiga, os amigos do M3B 
confeccionaram formiguinhas com tampinhas de garrafa pet.



 Após ouvirem a história da Galinha Ruiva, os amiguinhos do maternal 3 B confeccionaram pintinhos com retalhos de lã e de papel colorido e máscaras da galinha ruiva, com pratinhos de aniversário e retalhos de papel colorido.






Aprendizagem em ambientes externos

Os ambientes externos da escola também são excelentes para explorar o aprendizado das crianças! Atividades ao ar livre também despertam a criatividade dos alunos.







segunda-feira, 16 de julho de 2012

Amiguinhos unidos contra a gripe H1N1

Os monitores ecológicos da EMEI Amiguinho estão em campanha contra a gripe H1N1. Foram confeccionados cartazes de cuidados que devemos ter para evitar que a gripe H1N1 chegue a nossa escola. Também foram confeccionados informativos, que foram colados nas agendas para que as famílias também tivessem acesso a essas informações de prevenção.






Presente sustentável

O Dia dos Avós está chegando e os amiguinhos das turmas de M3 A e B estão preparando um presente sustentável para dar para os avós: um canteiro de salsa plantado em garrafas pet.


II Colheita de Couve

Dia 10 de julho fizemos a segunda colheita de couve na horta da escola. Novamente as folhas foram entregues para as tias da cozinha prepararem uma deliciosa couve refogada.





Sanduíche da Maricota

Mais uma aula de culinária, desta vez integrando duas turmas: M3A e B. Após ouvirem a história do Sanduíche da Maricota, as duas turmas prepararam um buffet de sanduíche natural. Cada criança montou seu sanduíche com os ingredientes de sua preferência, com o auxílio das professoras. Para acompanhar os sanduíches, beberam suco de laranja natural.






Alimentação saudável

Pensando em proporcionar hábitos de alimentação saudável, as turmas de maternal 3 têm aulas de culinária uma vez por mês. As crianças adoram colocar a "mão na massa" e, principalmente, provar o resultado de suas receitas.

Salada de Frutas preparada pelo M3B:



Colheita de couve

Em junho nossos amiguinhos colheram a primeira remessa de couve! Ficaram muito felizes em participar dessa atividade e, após a colheita, as folhas de couve foram entregues na cozinha da escola e utilizadas em um dos almoços daquela semana.



Plantio de Cenouras

Os amiguinhos das turmas de M3 A e B semearam cenouras na horta da escola. O objetivo dessa atividade é observar o desenvolvimento da cenoura e, quando estiverem prontas para serem colhidas, faremos um delicioso bolo de cenouras em nossa aula de culinária! A previsão da colheita é em meados de agosto.